quinta-feira, 26 de novembro de 2009

17 Kms

Antes de mais, mandam os bons modos, que apresente as minhas sinceras desculpas pela minha relativamente fraca actividade neste espaço. De facto o tempo, nos dias de hoje, torna-nos escravos dos ponteiros do relógio. Esperemos que agora, tendo eu aderido à moda dos portáteis, tal não se venha a repetir.

Cumpre-me desde já, tecer algumas considerações acerca da votação que aqui coloquei, sobre dois importantes eixos viários que passam pelo nosso concelho.
De facto assistimos a uma azáfama consagrada, não só na Meda, mas também em toda a região: o magno rebolar da construção, do já mais que famoso troço do IP2. Eu já o disse: a medida é boa, mas peca por tardia. Não demorará muito a estar totalmente construído, da mesma forma que não demorará muito, para que estejamos a apontar-lhe os defeitos imbuídos na nossa portugalidade crónica.

Nada disso interessa. O certo é que, os camiões dos magnatas da construção aí andam. O IP2, o tão discutido IP2, o fustigado IP2, O RESSUSCITADO IP2 aí está. E depois? Bem… depois… logo se vê. Ficaremos um bocadinho mais perto de Lisboa… Lisboa continuará cada vez mais longe de nós. Acho que continuamos a querer acabar geograficamente com assimetrias, que de geográficas nada têm. Pergunto:
Qual o retorno económico do IP2 para o nosso concelho? O que vai mudar?
Este governo ficará na memória de muitos, como os Senhores das estradas e auto-estradas do interior. Mas, e isto é a minha pessoal opinião, todo este investimento público, não tem por base nem propósito, nenhuma política de equilíbrio regional. È uma óptima forma de camuflar regressões económicas, através de investimento público. Numa espécie de New Deal à escala Portuguesa. Não que eu seja contra o IP 2. De maneira nenhuma. Avé Sr. Engenheiro Sócrates, por finalmente ter construído a estrada, que já andava aos tombos por gabinetes de Lisboa, desde os tempos da velha senhora. Mas, os milhões das A’s, IP’s, Aeroportos, Barragens e TGV’s lá vão compondo as contas do PIB. Penso que de facto o investimento público é fulcral, em alturas de recessão. Da mesma forma que penso, que o investimento público em alturas de recessão, deve ter como objectivo, a optimização para uma maximização da exploração de recursos endógenos, em alturas de progressão… se é que existem tais alturas...

E a velhinha 324? São 17 Kms. A EN 324 tem projecto aprovado na antiga JAE desde 1986. Tem dotação de verba em PIDDAC sensivelmente na mesma altura. Sendo da opinião comum, que o futuro económico do nosso concelho passa inevitavelmente pelo turismo, imaginem, se estivéssemos separados de Espanha por pouco mais de 30 Kms. O IP 2 fará aquilo que a Nacional 102 sempre fez. Fará com que continuemos ao lado do fluxo, que continuará com esporádico apeadeiro em Marialva. A mesma Marialva que dá, em minha opinião, mais dinheiro a ganhar a Trancoso e a Foz Côa do que à Meda.
Creio, indubitavelmente que, do ponto de vista económico a EN 324 é dona de maior urgência na sua construção do que o IP 2. Por isso, Sr. Engenheiro Sócrates, dê lá o jeito. Inclua lá 17 Kms de estrada num desses planos de investimento público. Ligue-nos ao lado de lá da Marofa. Donde, já o disse e repito, nem bom vento, nem bom casamento, MAS MELHOR SUSTENTO.

Mais uma vez, desculpem a ausência. Parafraseando alguém, andei por aí….

4 comentários:

  1. Mais um Blog da Nossa Terra.
    Mais um a visitar.

    http://longroivameda.blogspot.com

    Dêm por lá um salto.

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  2. CARO AMIGO E COLEGA CARLOS BRUNO!!!
    É COM ENORME PRAZER QUE VEJO QUE CONTINUAS A DAR VIDA AO TEU BLOG, E PENSO QUE DE TODOS AQUELES QUE NELE QUIZEREM INTERVIR PARA MELHOR O NOSSO CONCELHO...
    MUITO SE FALA NESTE IP2,MAS DE CERTO QUE Á MEDA POUCO MAIS VAI TRAZER DO QUE A VELHA NACIONAL 102 NOS TROUSE; OU SEJA, VAI TRAZER AQUILO QUE TODOS NÓS JA SABEMOS;A CONTINUAÇAO DE UM INTERIOR CADA VEZ MIAS INTERIORIZADO!!!
    POIS AQUI FICA ENTÃO A MINHA OPINIÃO!!!
    UM ABRAÇO...
    CARLOS REBELO

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  3. Caríssimo Carlos Fial !
    Há muito que não tinha o prazer de o ler.
    Está desculpado pelas suas ausências.
    Sempre atento, o Carlos, fala de uma estrada que parece vital para a Meda.
    É evidente que a melhoria da IP2 há muito se fazia sentir.
    Não pense só na saida para Lisboa, pois também dá jeito para chegar ao Porto.
    Não que seja contra as grandes obras, mas considero que o interesse de alguns pequenos concelhos do interior, agradeciam mais alguns Kms de estrada que permitisse a ligação rápida a outros destinos.
    É concerteza o caso da EN 324 que, como diz, facilitaria tanto a passagem para além da Marofa, que então ficaria perto.
    Como são poucos Kms, parece não agradar muito aos governantes que só pensam em grandes obras.
    Sonham com TGV's, Aeroportos e suas grandiosas pontes. Iam lá ter tempo para se preocuparem com 17 kms !
    Desconheço o processo, mas seguramente os autarcas da região também não fizeram a devida pressão para resolverem a situação.
    Que o seu apelo encontre eco.
    O Abraço
    Lusitano Amaral

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  4. Ilustre amigo Carlos Fial.
    Sem duvida que o novo Ip2 vai tirar uns 5 ou 10 minutos no troço Meda-celorico(A25)e que a "Estrada pa Pinhel" vai aproximar dois concelhos que parecem separados por uma montanha,mas consequentemente e felizmente vamos ficar mais perto de "Nuestras Hermanas".
    Agora imagino-me eu como um Jovem a residir e a trabalhar em Meda, e a certa altura pergunto-me :
    -Qual destas estradas, iria abrir mais os meus horizontes?
    -Epa por um lado com o IP2 vou ficar mais perto nem que seja por 10 ou 20 minutos da Capital , Porto, Guarda, Viseu, a minha terra vai estar mais visivel nos Mapas rodoviarios porque vai ter uma estrada mais gordinha como acesso, epa isto é tudo muito giro!
    -Mas a Estrada para Pinhel-Escadinhas(Espanha) vamos ficar mais perto das "Nuestras Hermanas", depois elas já poderiam visitar a Meda e fazer Turismo, dar umas Escavadelas porque ouvi dizer que elas gostam muito de Arqueologia....
    -não sei! não consigo decidir!! isto de ser jovem é muito complicado!!
    hehee
    Abraço de Seixo I (O Presidente)

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